Home  -  Caixa  -  Erro Sefip Grrf CNS ICP | Soluções

Erro Sefip Grrf CNS ICP | Soluções
solução problemas acesso conectividade social icp com java 1.7.51 ou versão superior

Erros e Soluções:

01 – Erro Sefip Mensagem “1156 – O arquivo de dados não foi localizado”
02 – Arquivos de backup não encontrados após salvar na pasta “C:\Program Files\CaixaSefip”
03 – Conectividade Social ICP não conclui envio do SEFIP ou GRRF após atualização do Java
04 – CNS ICP – Elementos na tela e janela de protocolo ficam distorcidos no navegador.
05 – Impossível abrir o CNS ICP no Internet Explorer 8 (Windows XP SP3)
06 – Conectividade Social ICP com Java 1.7.51 ou superior

01 – Erro Sefip Mensagem “1156 – O arquivo de dados não foi localizado”

Problema: Este erro ocorre quando se tenta abrir a guia GRF de um Sefip transmitido via Conectividade Social ICP (formato .xml) mas enviado em um outro computador, ou quando a pasta de origem contendo o arquivo de dados (extensão .sfp) foi renomeada ou movida.

ao abrir arquivo grf icp mensagem erro sefip 1156

Clique para ampliar

Neste caso você irá se deparar com a seguinte mensagem de erro sefip:
“1156 – O arquivo de dados não foi localizado no diretório de onde foi transmitido.”

erro sefip mensagem 1156 arquivo de dados não foi localizado no diretório

Clique para ampliar

Solução: Para solucionar este erro sem a necessidade de enviar novamente o arquivo via CNS ICP, localize e abra o arquivo ICP (.xml) em um editor XML ou mesmo em um editor de texto, e localize a seguinte marcação:  <info>  ….   </info>

xml tag info para alterar caminho localização sfp evitando erro sefip

Repare que o conteúdo desta TAG indica o caminho do arquivo Sefip que foi salvo durante a transmissão via Conectividade ICP.
Altere este caminho para a localização onde agora encontra-se o arquivo em seu computador (mantendo apenas o nome do arquivo), salve o arquivo, abra novamente o programa Sefip e vá em “Relatórios” -> “GRF” -> “Arquivo ICP”, e localize o arquivo .xml modificado.

Pronto! Agora o programa irá encontrar o arquivo de dados salvo de acordo com o caminho que você especificou e irá gerar a guia GRF normalmente.

02 – Arquivos de backup não encontrados após salvar na pasta “C:\Program Files\Caixa\Sefip”

Problema: Ao realizar o backup no Sefip (“Ferramentas” -> “Fazer Backup”) e tentar salvá-lo na pasta original do programa (“C:\Program Files\Caixa\Sefip”) mesmo após a mensagem de sucesso, os arquivos não ficam visíveis ao se navegar até esta pasta.

backup não visível após salvar pasta original erro sefip cópia segurança

Clique para ampliar

Solução: Este problema é comum em Windows versão 7 ou superior, devido ao nível de segurança para pastas de programas (Program Files) ter sido aprimorada, não permitindo que certos programas ganhem acesso completo à estas pastas.

Existem duas opções para solucionar este problema:
a) Mude a localização de destino do backup para uma pasta diferente em seu computador.
b) Se ainda precisar salvar na pasta original do Sefip (“C:\Program Files\Caixa\Sefip” é necessário definir o nível de privilégio do programa como “Administrador”.
Para isto, clique com o botão direito do programa Sefip, e clique em “Propriedades”:

executar como administrador privilégio para evitar erro sefip

Clique para ampliar

Na aba superior “Compatibilidade”, selecione em “Nível de privilégio” a opção: “Executar este programa como administrador” e clique em “Aplicar”, conforme figura abaixo:

executar privilégio administrador problemas salvar backup entre outros evitando erro sefip

Clique para ampliar

Pronto! Agora o programa Sefip possui privilégio de administrador e todos os backups com destino para a pasta original do programa estarão visíveis.

 

03 – Conectividade Social ICP não conclui envio do SEFIP ou GRRF após atualização do Java

Por medidas de segurança, a página do Conectividade Social ICP periodicamente requer uma versão atualizada do Java.
Se estiver tentando acesso ao Conectividade ICP e encontrar a mensagem “Suas definições de segurança impediram que uma aplicação fosse executada com uma versão do Java que não é segura ou que expirou.”

erro sefip necessario atualizar java

Clique para ampliar

Neste caso é necessário atualizar o Java para uma versão mais recente.
A versão mais recente pode ser encontrada em http://www.java.com/pt_BR/download/

Se estiver com problemas de acesso ou envio de arquivos no CNS ICP após atualizar o Java, siga os seguintes procedimentos:

a) Remover cache do Java: No “Painel de Controle”, abra o ícone do Java, na guia “Geral”, clique em “Definições” e então “Deletar Arquivos”.

painel de controle java definições excluir arquivos temporários

Clique para ampliar

Selecione as 3 caixas de marcação para remover applets e arquivos temporários do Java.

remover applets arquivos temporários java


 

b) Remover cache do Internet Explorer: No Internet Explorer, clique em “Ferramentas” e em seguida “Opções da Internet”.

opções da internet

Clique para ampliar

Na abra “Geral”, em Histórico de Navegação, clique no botão “Excluir…”.
Selecione as caixas “Arquivos de Internet Temporários..”, “Cookies..” e “..Filtragem ActiveX”.
Clique em “Excluir” e reinicie o navegador.

excluir arquivos temporários internet conectividade social icp

Clique para ampliar


 

c) Sites Confiáveis: Certifique-se de que o site do Conectividade Social ICP esteja incluso em “Sites Confiáveis” no Internet Explorer. Para isto no Internet Explorer clique em “Ferramentas” e em seguida “Opções da Internet”.

opções da internet

Clique para ampliar

Localize a aba “Segurança”, a seguir clique em “Sites confiáveis”, e finalmente no botão “Sites”.
Inclua o endereço https://conectividade.caixa.gov.br/ e clique em “Adicionar”
É necessário reiniciar o navegador.

sites confiáveis caixa conectividade social ICP

Clique para ampliar


 

d) Restaurar prompts de segurança Java e importar novamente Certificado Caixa:
(Nota: tente este passo apenas se os anteriores não surtirem nenhum efeito)
Primeiramente, vamos fazer um backup do certificado Caixa contido no repositório do Java. No “Painel de Controle”, abra o ícone do Java, na guia “Segurança”, clique em “Gerenciar Certificados”.

gerenciar certificados caixa java

Clique para ampliar

Na janela seguinte faça um backup do certificado da Caixa clicando em “Caixa” e em seguida no botão “Exportar”. Salve em algum local com o nome caixa.csr

exportar fazer cópia de segurança certificado caixa java

Clique para ampliar

(Se caso você não fez o backup do certificado ou ele foi removido por algum outro motivo, clique aqui para fazer o download do Certificado Caixa para Java).

Retorne para a guia “Segurança” e clique agora em “Restaurar Prompts de Segurança”.

restaurando prompts de segurança java corrigir erros cns icp sefip grrf

Clique para ampliar

Obs: Estes prompts são os avisos que aparecem entre uma e outra janela durante a navegação em páginas que contenham Java. Estes avisos podem ser excluídos, mas ocasionalmente o certificado da Caixa será também removido nesta operação.

alerta-remover-alertas-java-applets

A remoção destes certificados não resultam em problemas, pois durante o primeiro acesso à página o Java já realiza o download dos certificados necessários. Mas isto nem sempre ocorre no Conectividade Social ICP.
Após a restauração dos prompts, clique novamente em “Certificados” e agora importe o arquivo caixa.csr na opção “Importar”.

Tente novo acesso no Conectividade Social ICP. Boa sorte!

 

04 – CNS ICP – Elementos na tela e janela de protocolo ficam distorcidos no navegador.

Em certas versões do Internet Explorer usuários tem acusado falhas de visualização da página do CNS ICP, onde barras, caixas de seleção, botões e principalmente a janela de conclusão de envio que possibilita a impressão do protocolo e download da guia GRF ficam distorcidos e sem alinhamento.
Para evitar estes desajustes, adicione a página do CNS ICP em modo de exibição de compatibilidade:

No Internet Explorer, clique em “Ferramentas” e em seguida “Configurações do modo de exibição de compatibilidade”.

Adicione o endereço caixa.gov.br e clique em “Adicionar”, e feche a janela.
É necessário reiniciar o navegador.

modo exibição compatibilidade conectividade social icp

Clique para ampliar

sfp_ícone_modo_compatibilidade

05 – Impossível abrir o CNS ICP no Internet Explorer 8 (Windows XP SP3)

É necessário instalar um update específico para Windows XP SP3 que corrige uma falha de TLS/SSL, o que impossibilita a exibição da página do Conectividade Social ICP.

Faça o download da atualização em:

http://support.microsoft.com/kb/2541763/pt-br



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 + seis =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>